quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O Natal visto por Laura Costa

 Cresci a estudar em livros escolares com desenhos feitos pela Laura Costa. Não sabia na altura quem tinha desenhado as figuras mas, tal como os textos que líamos nas aulas, tudo me ficava na memória. Ainda hoje é com entusiasmo que revejo ou descubro novos livros infantis ilustrados por ela.
Para além desses livros, feitos especialmente para as crianças, Laura Nogueira Costa (1910-1992) desenhou uma série de postais de Natal que foram publicados pelos CTT durante vários anos, na década de 1940.
Ninguém interpretou o Natal infantil com maior pureza e beleza que, de resto, caracteriza toda a obra de Laura Costa. Hoje mostro-lhes algumas imagens desses postais e remeto-os para um outro texto que escrevi em 2015 sobre a capa de um disco de Natal (Natal em Portugal) desenhada pela mesma artista.
Pergunto a mim mesma como é que apenas uma vez me referi à obra de Laura Costa, mas prometo que para o ano haverá mais Natal da sua autoria. Por agora ficam os meus votos de Feliz Natal, ilustrados de forma mágica.