segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O Novo Tratamento Naturalista de Bilz

Com a velocidade com que se acumulam os livros nesta casa às vezes nem me apercebo do que se trata. É verdade que este está escrito em alemão, língua que eu não domino nem um pouco e a razão porque o guardei foi porque era um livro médico do século XIX com bonitas gravuras.
 Hoje olhei para ele com olhos de ver e tentei traduzir o título «Das neue Naturheilverfahren», ainda por cima escrito em letra gótica. O livro foi escrito por Friedrich Eduard Bilz (1842 – 1922) um antigo comerciante alemão que se transformou num naturopata de sucesso.
O livro foi publicado pela primeira vez em 1888 e teve tanta divulgação que foi traduzido em 12 línguas, com mais de cem edições, de que resultou a venda de mais de 3.5 milhões de exemplares, um número espantoso ainda hoje. 
O título em português era  «O Novo tratamento naturalista» e a obra integrava-se nos novos conceitos de ascetismo e do culto da beleza e da saúde que se divulgaram na Alemanha desde o final do século XIX até 1930.
Bilz fundou em 1895 um spa de saúde em Radebeul que o seu filho Alfred Bilz, em 1905, transformou num grande sanatório. Sem formação médica contratou médicos famosos para aí trabalharem e divulgarem a mensagem. 
Este livro será posterior a essa data porque já surgia a imagem dos três edifícios (Kurhaus nº 1, 2 e 3) e mais tarde seria contruído um quarto edifício. Construiu também uma grande piscina exterior, salas de banhos individualizadas e de massagens.

 Em 1911 apresentou na Exposição Internacional de Higiene de Dresden uma máquina de fazer ondas que instalou no sanatório no ano seguinte.
O método de tratamento de Bilz baseava-se nos poderes de auto-cura do homem, apoiado por meios naturais, como tratamentos ao ar livre, massagens, tratamentos de água, terapias de exercício, que se destinavam a ajudar a curar as mais variadas doenças, de diferentes sistemas.
Em 1945 a Wehrmacht confiscou o sanatório Bilz e transformou-o em hospital militar. Os edifícios foram depois sede da Escola de Finanças da Saxónia e um Instituto de Formação de Professores. Em 1960 o que que restava da propriedade passou para as mãos do Estado e hoje é uma propriedade privada, tendo os edifícios sido convertidos em condomínios.
A obra de Bilz teve seguidores em vários países e os seus conselhos foram úteis para pessoas mesmo fora da Alemanha. As gravuras do livro mostram-nos um enfoque nos tratamentos físicos diversificados e termina com imagens do corpo humano recortadas e em pop-up.
O livro apresenta também informações sobre a alimentação e sobre plantas mas que não me entusiasmaram. Contudo no que respeita à ingestão de bebidas a história é outra. Uma bebida de sucesso que continua até aos nossos dias teve início nestas termas e sobre ela falaremos no próximo blog. 

2 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Lindíssimas gravuras! A cura naturalista tem já longa história. Não era também o caso dos Corn flakes Kellogg?
Bj

Ana Marques Pereira disse...

Sofia,
Não sei responder à tua pergunta sobre os flocos de cereais, mas essa também é uma história de modas alimentares.
Um bj