segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Objecto Mistério Nº 50. Resposta: Alfineteiro

 A primeira vez que olhei para este objecto também pensei que era um paliteiro. Daí não admirar que fosse esta a resposta mais frequente. Mas temos que reconhecer que se fosse essa a resposta era muito fácil. 
A diferença entre alfineteiros e agulheiros é por vezes difícil. Mas mais frequentemente os agulheiros são em pano para reterem a agulha, uma vez que não têm cabeça, embora uma outra opção seja deixá-la com uma extensão de linha, ou utilzar caixas fechadas.
O tema deste blog também não facilitou as respostas certas. Habitualmente apresento objectos relacionados com a alimentação. E os paliteiros podem apresentar-se com uma variedade infinita de formas. 
Nesta caso a menina tem sobre os joelhos uma almofada, que alude às usadas para rendas de bilros. Além disso os buracos são mais pequenos do que os que encontramos nos paliteiros. Por último dentro existe ainda um alfinete que aí ficou retido.
É um objecto raro, de maiores dimensões do que as que observamos nos paliteiros. Não tem marca e apresenta apenas um «N» inciso e um número «1773», igualmente inciso na pasta vidrada. Apesar de não ser habitual datar estas peças, e não sei se isto é uma data, penso que seja do século XVIII.

2 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Ainda não foi desta que acertei...
Mas era difícil!

Ana Marques Pereira disse...

Sofia,
Era difícil sim. Mesmo com a peça na mão não é fácil, mas é isso que tem graça. Não desistas pode ser que da próxima acertes. Grande Bj.