quinta-feira, 7 de abril de 2016

O Aspirador Electrolux contra inimigos

No Boletim da Legião Portuguesa, de 1941, surgiu um anúncio peculiar ao aspirador Electrolux, que me chamou à atenção. De maiores dimensões que os restantes era dirigido explicitamente ao leitor da revista, designado por «Amigo legionário».
Num tom intimista, com tratamento por tu que não era usual à época, apresenta algum espírito militarista aconselhando a defender-se dos inimigos da saúde que se escondem na própria casa. A mensagem veiculada tem também um sentido higienista aconselhando o aspirador na luta contra os pós e micróbios.
Esta ideia de purificação do ar, ao permitir uma limpeza mais profunda, que hoje nos é estranha era uma das bandeiras da empresa como podemos ver neste anúncio do próprio jornal Electrolux, distribuído nos Estados Unidos na década de 1940. 
E para terminar a análise deste anúncio não posso deixar de chamar à atenção para o facto do texto ser dirigido ao elemento masculino que o não utilizava. Era contudo o período em que o homem oferecia os eléctrodomésticos à sua mulher, juntando o útil ao agradável e tornando esta feliz. Perfeito.

Sem comentários: