domingo, 20 de dezembro de 2015

Livro «Do Comer e do Falar…»

Já se encontra à venda o último livro que escrevi com a minha amiga Maria da Graça Pericão. Intitulado «Do Comer e do Falar…Tudo Vai do Começar» é um vocabulário gastronómico que integra palavras de uso corrente, estrangeirismos, arcaísmos, regionalismos, termos técnicos, utensilagem, etc.
O lançamento em Coimbra foi no dia 17 de dezembro e em Lisboa será apenas a dia 19 de janeiro do próximo ano. Até lá, se estiverem muito curiosos ou tiverem dúvidas inadiáveis, poderão sempre vê-lo numa livraria perto de si, para parodiar as estreias dos filmes.
Este livro nasceu de uma necessidade pessoal, sentida por mim, há vários anos de esclarecer termos arcaicos na área da culinária e que se juntou ao projecto da Graça Pericão com definições culinárias. Sobre esta base comum desenvolvemos este projecto abrangente que se destina a curiosos da área da culinária, estudiosos da história da alimentação, profissionais desta actividade e a todos que queiram descobrir um conjunto de termos regionais que só os mais velhos ainda recordam, muitos deles que não são mais do que arcaísmos que se conservaram naquela zona.
As palavras prévias são da Inês de Ornellas e Castro e as 
belas ilustrações são da autoria da Rosário Félix e, tanto uma como outra, à sua maneira, muito contribuíram para enriquecer este livro. 
Cada letra tem o desenho de um alimento cujo nome se inicia por essa letra e um provérbio relacionado com o mesmo, sempre que possível, ou outro que se adapta ao tema.

2 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Mais um livro que me deixa a salivar.

Ana Marques Pereira disse...

Luis Filipe Gomes,
Espero que o ache apetitoso. Cumprimentos.