segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Hotel Bragança em Cascais

Em 15 de maio de 1895 o novo proprietário, Victor Lestage, anunciava a mudança de mãos de um dos principais hotéis de Cascais.
Na segunda metade do século XIX surgiram nesta vila alguns hotéis como o Hotel União, que pertencia a Bernardo Soutelo e o Hotel Lisbonense também conhecido por Hotel Neto, do nome do seu proprietário. No final do século, em 1893, existiam o Lisbonense, o Globo e o Central.
No Anuário Comercial de 1894 surge referido o Hotel Bragança pela primeira vez. Na realidade não era um novo hotel. Tratava-se do Hotel Central que pertenceu a Felice Petracchi que o vendeu a Victor Lestage, que então lhe terá alterado o nome.
Cascais no final do Século XIX
Neste papel de propaganda, o novo proprietário informava que o hotel estava muito bem localizado, embora não mencionasse o local, mas dizia ter magníficos quartos com vista para a baía. No que se refere à alimentação não deixou o novo dono cair a boa fama que Petracchi tinha dado ao restaurante do Hotel, havendo referências que continuavam a ser bem servidos os fregueses.
As refeições podiam ser servidas em reservados, para quem desejasse, na sala de jantar ou mesmo no exterior no jardim. No restaurante servia-se «à la carte», isto é, por escolha da lista, mas tinha também «meza redonda». A mesa redonda era um tipo de serviço com hora e prato fixo. À hora determinada, no caso deste restaurante às 6 horas da tarde, era servido um prato já confeccionado, igual para todos. A expressão mesa redonda significava que as pessoas se sentavam todas numa mesma mesa, à medida que iam chegando, mas podia não ser assim. O preço era fixo e no restaurante do Hotel Bragança era de 600 réis ao almoço, incluindo meia garrafa de vinho, e de 800 réis ao jantar.
Em 1907, no «Manual do Viajante em Portugal», Cascais era referida como uma pequena vila cuja importância lhe advinha de ser o balneário marítimo da sociedade elegante de Lisboa e nele vinha mencionado o Hotel Bragança, seguido do Central e do Globo, e confirmando que ainda existia.

Não me foi possível encontrar alguma foto do hotel para ilustrar o texto, mas voltarei ao tema para explicar porque razão se deu esta transferência de propriedade.

2 comentários:

Carlos Caria disse...

A Sociedade de Propaganda de Portugal tinha acabado de ser fundada no ano anterior, 1906 a 26 de Fevereiro cuja sede de situava no Chiado em Lisboa com o intuito de promover, dar a conhecer e desenvolver o Turismo em Portugal que começava a florescer por esse país.

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Agradeço a sua visita e o comentário. Se imaginassem o que o Turismo ia ser em 2015....
Um abraço