sábado, 14 de fevereiro de 2015

Alexandre Herculano agricultor

Em Setembro de 1910, a um mês da implantação da República, a revista Alma Nacional publicava, na contracapa um anúncio de homenagem a Alexandre Herculano. Esta revista republicana surgiu em Fevereiro de 1910, sob a direcção de António José de Almeida e teve uma periodicidade semanal até 29 de Setembro de 1910.
A forma de homenagear Herculano consistia na venda de uma fotografia sua sentado sobre «um cesto vindimo» e as receitas da venda destinavam-se a apoiar as Escolas Liberais.
Alexandre Herculano (1810–1877), com os pulmões cansados do pó dos livros da Ajuda e o cérebro da vida política, retirou-se definitivamente, em 1867, após o casamento com D. Mariana Meira, para a sua quinta de Vale de Lobos, em Azóia de Baixo, perto de Santarém.
O papel de Herculano como agricultor teve resultados muito positivos, em várias áreas, de que a produção de azeite é a face mais conhecida.  A este aspecto, já minuciosamente estudado por Jorge Custódio, voltaremos noutra altura.
Por agora fica-nos a imagem de Alexandre Herculano sentado sobre um cesto de vindima invertido, num momento de repouso da sua actividade. A posição relaxada e o olhar distante, captados na fotografia, em contraste com outras anteriores mais formais, não podia traduzir melhor a sua adaptação à vida no campo, que tanto apreciava. 

Sem comentários: