quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um fruta exótica: a pitaia

Vi este este fruto pela primeira vez há alguns anos num mercado aberto em Viena de Áustria e despertou-me a curiosidade pela sua beleza. Reencontrei-o agora no mercado da Ribeira e não resiste a experimentá-lo.
Fotografia tirada da internet
A planta que dá esta fruta pertence à família dos cactos e o seu nome botânico é Hylocereus undatus. A pitaia vermelha tem dois tipos: a de polpa roxa e a de polpa branca, mas ambas apresentam no seu interior múltiplas sementes dispersas. Existe também uma variedade de casca amarela (Selenicereus megalanthus), que parece ser mais adocicada, mas que não experimentei.
É um fruto nativo da América Central onde se sabe existir desde o século XIII, mas presentemente é sobretudo produzida no Vietname e na Malásia. À Europa chegou na década de 1990 e pelos vistos chegou agora a Portugal ou só agora eu dei por ela.
Há quem diga que o sabor é uma mistura de melão e kiwi, mas devem ser papilas gustativas muito delicadas, porque a mim não me soube a nada. A grande beleza exterior do fruto, designada dragonfruit em inglês (fruto do dragão, devido ás escamas), contrasta com o seu sabor (ou ausência) e é por isso que tem sobretudo utilidade como fruta decorativa. São-lhe atribuídas inúmeras propriedades medicinais, além de ter altos níveis de vitamina C, fibras e anti-oxidantes.
Mas voltando à terra, é um fruto caro (14 euros o kg, o que dá quase 4 euros um fruto) e, a não ser que se seja fanático das suas propriedades naturais, aconselho o seu uso em doces, como gelatinas ou gelados, em que sobretudo as de polpa vermelha permitem fazer camadas de cor contrastante e surpreendente. Mas não há como experimentar.


Sem comentários: