quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Livro «Receitas usando especiarias Tajmahal»

A implantação de indianos em Moçambique remonta ao século XVII. Seria contudo no final do século XIX e na primeira década do século vinte que um maior número se instalou nesse país, até que a invasão de Goa alterou a forma como eram visto. Embora alheios ao processo foram perseguidos e muitos viram-se obrigados a regressar à Índia.
Uma grande parte dedicou-se ao comércio e foram eles que divulgaram a alimentação indiana, tão apreciada em Moçambique. 
Este pequeno livro de receitas não tem data (anos 50?) e, de acordo com informações na introdução, é já a 3ª edição.
As receitas eram feitas com as especiarias da marca «Osman’s Tajmahal» uma empresa sediada na África do Sul e fundada nos anos 20 por Osmana Karrim Dada. Hoje mantém a actividade e tem na sua direcção Ismail Osman. 
As especiarias eram vendidas no Mercado Chong em Lourenço Marques e o livro «Novas receitas usando especiarias Tajmahal» devia ser uma oferta aos clientes. Nele encontramos 31 receitas que passam por vários tipos de caril, biriani, pilau de carne picada, samoosas, pickles, chutneys, e pães como naan e chapaties.
O mais engraçado é que no site actual da empresa apresentam ainda, além dos produtos, algumas receitas, o que significa que informar resulta.

4 comentários:

Te disse...

TNossa, q preciosidade! Chong foi o primeiro supermercado de LM, c/ carts um must pra epoca!

Ana Marques Pereira disse...

Te,
Lembra-se da casa? Que interessante encontrar alguém desse tempo. Obrigada pelo comentário.

Ana Marques Pereira disse...

Familiar do sr. Chong,
Peço que me contacte para o mail garfadasonline@gmail.com porque perdi a sua mensagem do messenger, de que não sou entendida. Infelizmente não tenho mais informação. Obrigada.

Unknown disse...

Garfadaonline,
Com muita emocao li este artigo publicado pelo meu pai. Lembro perfeitamente do livrinho que dava aos clientes para promover o Caril Tajmahal.
Jose Chong
Josechong22@gmail.com