sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O licor, uma bebida de Natal

É verdade que se foi perdendo esta tradição de beber licores na época natalícia. 
A grande excepção encontra-se nos Açores onde está bem vivo este costume chamado «O menino mija?» e onde as pessoas vão visitar os seus amigos e familiares repetindo esta pergunta. É uma ronda onde se vão provando os licores caseiros ou industriais regionais e se aproveita para desejar as Boas Festas.
No resto do país foi-se perdendo o hábito de associar estas bebidas à época natalícia. Mas que este existiu é-nos provado por várias manifestações materiais, desde a forma das garrafas, aos rótulos e à publicidade.
Mostro-lhes alguns exemplos como a garrafa em forma de casa, a cuja porta o pai Natal bate para oferecer os presentes.
Foi desenhada por Adolfo e Rocha em 1955 e encontra-se na forma não pintada ou com pintura manual onde são realçados todos os pormenores incluindo a neve.
Uma outra forma popular de garrafa era a do próprio Pai Natal que existe em várias versões e de que já apresentei em anos anteriores um exemplo. 
Algumas distinguem-se pela pintura que identifica o produtor, enquanto noutras essa identificação era feita apenas através de um rótulo colocado nas costas.
Por ultimo mostro-lhes uma garrafa do Licor Natal, de forma cónica, que está ilustrada num cartaz publicitário em que o próprio Pai Natal viaja numa dessas garrafas e que eu reproduzi em postal.
Espero que gostem. Servem para eu lhes desejar Boas Festas e lembrar que a exposição onde estão estas garrafas e  outros objectos deste tema vai estar no Mercado de Santa Clara até Fevereiro de 2014.


4 comentários:

jose disse...

Mais um complemento ao seu belo livro sobre os licores.
Aproveito para desejar um Natal Feliz e um Bom Ano Novo!
E uma esperança renovada.

https://www.youtube.com/watch?v=MS3vpAWW2Zc

José

Ana Marques Pereira disse...

José,
Obrigado pelos votos e pela música.
Um grande abraço. Festas felizes.

Anónimo disse...

Gostaria de acrescentar uma pequena nota a este artigo, uma vez que também na Madeira ainda se mantém a tradição dos licores no Natal, existindo nomeadamente um licor de Natal chamado Tim Tam Tum.

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Só há dois dias me falaram neste licor e na sua associação ao Natal.
Pela mesma razão não falo nele no meu livro.
Talvez se um dia houver 2ª edição.
Obrigada