sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Objecto mistério Nº 37. Resposta: Mate de cabaça com bombilha

 
Na realidade eu devia ter acrescentado a este desafio que os brasileiros não podiam votar. Mas teria que acrescentar que também quem viajou para a América do Sul e, em especial, para a Argentina, também não. É que este utensílio é, desde há vários séculos, bem conhecido nessas paragens.
Assim tornou-se um desafio fácil, embora para um português este seja habitualmente desconhecido.
Imagem de embalagem de erva mate do acervo do museu paranaense in gazeta do povo
A denominação «mate» atribuída ao objecto é um daqueles casos em que o contentor e o conteúdo passam a ter a mesma designação. Em Espanha o prato «olha» (que corresponde ao nosso cozido à portuguesa) tomou o nome do objecto em louça onde era confeccionado, a olla
A taça destinada à confecção do chá mate é conhecida por «mate» na Argentina e por «cuia» no Brasil. O material utilizado para a taça em si é variado, mas os mais característicos são feitos com cabaças (família das cucurbitáceas, como as abóboras). Estas são lavadas, polidas e escavadas para retirar as sementes. São depois coradas, podendo ter desenho esgrafitados ou serem revestidas com outro material como o couro. A parte superior é cortada e é aplicado um rebordo em metal, mais ou menos nobre. Podem também ter pés de suporte, como acontece no Brasil, em que apresentam por vezes uma forma em sino invertido e são muitas vezes feitas em cerâmica.Nas regiões do sul do país toma a designação de «chimarrão»
A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta semelhante ao loureiro, em que se aproveitam as folhas e os ramos mais finos que são secos e depois triturados. Este preparado é introduzido na taça e adiciona-se água quente. A mistura é agitada e bebida através da «bombilha» ou «bomba», um espécie de palhinha com um crivo na extremidade que se destina a filtrar a bebida. São-lhe atribuídas várias propriedades terapêuticas que têm sido estudadas nos últimos tempos.
Embalagem de erva mate. Imagem do acervo do museu paranaense in gazeta do povo
Quanto ao objecto em foco pode apresentar-se com uma grande variedade de formas e alguns são peças de grande beleza, em que se salientam os mais antigos que podem ser em prata, ou os exemplares mais raros do século XIX em porcelana pintada. No dia a dia, nos países onde continua a ser utilizada, são objectos simples, adaptados ao gosto de cada um que os escolhem mais pela qualidade de fornecer uma chá agradável do que pela estética. Nesse sentido transformam-se em utensílios indispensáveis que as pessoas transportam consigo como objecto pessoal.
-----------------
P.S.
1 - Tive alguma dificuldade em perceber a diferença entre chá mate e "chimarrão", expressão que é mais usada no sul do Brasil. Trata-se do processo de fabricação da erva mate que no chimarrão passa pelo processo de sapeco (fumadas), secagem e moagem enquanto a erva mate para chá mate é apenas seca e tostada.
2 - Optei pelas expressões argentinas para os utensílios uma vez que o objecto apresenta uma forma sugestiva de ter origem nesse país.

Sem comentários: