quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Aviação e o Chá

Ofereceram-me hoje esta interessante gravura que retrata o interior de um pequeno avião que sobrevoa Londres.
Em primeiro plano podem observar-se duas senhoras de calmo sorriso que apreciam o chá oferecido por um “steward”, identificado na lapela e vestido a rigor. As indumentárias femininas remetem-nos para a década de 1920-30.
A gravura apresenta a assinatura de C E Turner que corresponde ao nome de Charles Eddower Turner (1893-1965) que serviu na Royal Air Force durante as duas guerras. Esta sua actividade colocou-o em posição priviligiada para representar cenas de batalha, barcos e aviões.
Para além da representação artística da guerra, com publicações em revistas como o Illustrated London News e a Sphere ficou também conhecido pela sua actividade em campanhas publicitárias, a mais conhecida de todas para a linha de navios Cunard.
Esta gravura corresponde precisamente a esse período de acalmia entre as duas Grandes Guerras, quando se pensava que os problemas na Europa havia acabado e era possível sair de casa simplesmente para beber um chá a bordo de um avião.

2 comentários:

A.Teixeira disse...

Tens a certeza de que se trata de um avião e não um dirigível? É que a cabina parece-me demasiado alta e espaçosa para um avião comercial daquela época.

Compare-se com esta fotografia de um Boeing 247 que só apareceu na década seguinte: http://i.ebayimg.com/t/UNITED-AIRLINES-Boeing-247-INTERIOR-Stewardess-Hands-Out-CIGARETTE-ca1933-/00/s/NTI5WDgzNg==/$(KGrHqF,!hME9ELeOV1dBPfvRjG1wg~~60_35.JPG

Por outro lado, e quanto ao conforto de que sempre se pôde gozar nos dirigíveis, há sempre aquela cena inesquecível do 3º Indiana Jones: http://www.youtube.com/watch?v=-4UADE9Jbm8

Ana Marques Pereira disse...

A. Teixeira,
Foi exactamente o que eu pensei quando vi a gravura. Achei demasiado estreito e a voar a uma baixa altitude, mas a legenda não transmitia essa ideia e EC Turner ficou conhecido por pintar aviões.
Fica o mistério. Bj