sexta-feira, 1 de março de 2013

A Lotaria dos Armazéns Cunhas no Porto

Esta lotaria mensal dos Armazéns Cunhas, no Porto, funcionava como uma forma de promoção de vendas. Era atribuída por cada 1000 réis de compras e, para dar mais credibilidade, era sorteada pela Santa Casa da Misericórdia, com direito a todos os prémios.

Embora não tenha conseguido datar o início dos Armazéns Cunhas é provável que tenham começado nos finais do século XIX ou início do século XX. Pertença da firma Cunhas & Cª, Lda, já existia em 1905, data em que o carro alegórico da empresa, que participou no cortejo de Carnaval de 1905  ganhou um 1º prémio. 
Grandes Armazéns do Chiado no Porto
Ficava perto da sucursal no Porto dos Grandes Armazéns do Chiado, que também aparece localizada na então designada Praça dos Voluntários da Rainha.
No Anuário Comercial de 1934 os Armazéns Cunhas surgem situados na Praça da Universidade, 15, e rua do Carmo, 7 que corresponde ao mesmo local, com a nova designação. O facto de ser atribuída a data de 1933 a 1936 para a realização das obras que fizeram surgir a nova fachada Art-Deco leva-nos a crer que a actividade não foi interrompida durante as obras. Estas estiveram a cargo dos arquitectos Manuel Marques, Coelho Freitas e Amoroso Lopes que juntaram três edifícios estreitos, do século XIX, no edifício que hoje podemos observar.
O orgulhoso pavão de penas abertas existente na fachada parece traduzir o orgulho no moderno edifício, numa cidade onde começavam timidamente a surgir edifícios com esta estética.
Passados estes anos a loja centenária persiste, embora nela ninguém saiba dar informações. Um pequeno pedaço de papel transmite-nos mais dados que os humanos, num sinal da desvalorização das memórias de uma cidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os nativos do Porto agradecem o interesse!
Beijiinho

schacim ;)

Ana Marques Pereira disse...

SChaim
Não tens que agradecer. Gosto muito do Porto, mas apesar da inúmeras vistas constato que o conheço mal.
Mas já tinha fotografado os Armazéns antes de aparecer a Lotaria.Beijinhos