sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coleccionismo de Rótulos de Queijo

 É sabido que há coleccionadores de tudo. Eu por exemplo guardo tudo o que tem a ver com alimentação, que é um campo sem fim.
As razões porque cada um o faz são no entanto distintas. No meu caso tenho uma necessidade de conservar sobretudo os exemplares mais frágeis, aqueles que têm mais probabilidades de desaparecer. Muitas vezes sinto como que uma responsabilidade como se mais ninguém no Mundo o fosse fazer.
 Na realidade há milhares de pessoas a fazê-lo e as razões mais profundas serão outras.
Tudo isto tem a ver com uma colecção que me chegou às mãos. O material coleccionado é diverso, mas vou centrar-me apenas nos rótulos de queijo que me impressionaram.
A principal razão tem a ver com a forma como estão expostos. Colados em folhas foram colocados em arquivos transparentes e arquivados em pastas.

São sobretudo rótulos dos anos 80, sem ordem de nacionalidade, local de origem ou ano. O que ressalta na sua disposição é uma preocupação estética.
Os rótulos estão dispostos por cores do que resultam umas rosetas de grande beleza, semelhantes a imagens caleidoscópicas.
Este critério estético vale mais do que a minha desorganização e considero-o comovente.
Para apreciar nestes dias de Verão, sem necessidade de raciocínios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Impressionante, as imagens caleidoscópicas, bem como toda a fragilidade da colecção!
parabéns pela aquisição!

schacim