sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Grande Hotel de Portugal em Viseu

No ano de 1934 era publicado em Diário de Governo, a 27 de janeiro, a classificação dos principais hotéis de Portugal.
Lá vinha o Grande Hotel de Portugal, em Viseu, classificado na 3ª categoria, a que pertenciam a maioria dos hotéis nessa época.
Não consegui mais informação sobre o mesmo mas as fotos do hotel mostram que, para a época, as suas condições o colocavam num bom estabelecimento turístico.
A publicidade descrevia-o como «Modelar pelas suas instalações e óptimo tratamento. Preços módicos».

A preocupação com os clientes fizeram com que estes tivessem ao seu dispor papel de carta com as imagens da fachada e da sala de jantar que aqui se mostram. Promovendo o turismo local era também distribuída uma planta monumental de Viseu, com vistas da cidade, a expensas do hotel.

As suas características únicas, em circulo, com uma fita móvel com letras, que ao rodar permitiam localizar os locais mais importantes da cidade, numerados em duas listas de cada um dos lados do mapa, tornam-no num interessante elemento. Era já semelhante aos mapas que hoje nos oferecem quando visitamos as cidades, com letras e números em abcissas e coordenadas, e em que nós procuramos os locais com os dedos.
Verdadeiramente original, esta planta-guia foi editada em 1935 por Esteban Rodriguez Sandoval, que registou a sua patente em Portugal com o nº 17181.

Sem comentários: