sábado, 10 de março de 2012

Annie em Portugal ou a Última Aventura de Annie

Comprei na Feira da Ladra esta figurinha da Annie. A princípio fiquei um pouco indecisa porque datava de 1982 e achei-a muito nova mas, vendo bem, tem já trinta anos.
O que me agradou foi a representação da menina a esfregar o chão, uma imagem que associamos sempre a uma vida de trabalho, pouco apropriado para essa idade. Fez-me lembrar a história da Cinderela maltratada pela sua madrasta.
Hoje já ninguém esfrega o chão, o que torna a sua representação mais significativa. Tenho na minha memória um quadro de um pintor português, de que não consigo recordar o nome, que representava uma mulher a esfregar o chão. Estava numa colecção particular e impressionou-me pela sua qualidade. A imagem robusta da mulher ajoelhada, com o sabão amarelo ao lado e o soalho resplandecente em primeiro plano, numa imagem típica do Estado Novo, de exaltação do trabalho, ficou para sempre no meu pensamento.
Esta Annie é a versão americana de uma rapariga órfã que passa por várias aventuras, havendo mesmo quem a relacione com as histórias de Charles Dickens.

Se bem que a «Annie» mais conhecida foi a que apreceu no filme de 1982, produzido por John Huston, e seu único filme musical, era já uma adaptação de um outro musical com o mesmo nome, estreado em 1977. Este por sua vez baseava-se nas histórias de banda desenhada intitulada «A pequena Orfã Annie», que teve início em 1924. Se quizermos ir mais longe ainda, temos que dizer que o nome foi baseado num poema de 1885, "Little Orphant Annie", de James Whitcomb Riley.
De todas estas “Annies” no entanto a que nos interessa é a da banda desenhada criada por Harold Gray (1894–1968)  que começou a ser publicada 15 de Agosto de 1924 no jornal nova iorquino Daily News.
As aventuras da Annie, de olhos redondos, cabelo cenoura encaracolado e vestido encarnado de gola branca, acompanhada pelo cão Sandy fez grande sucesso na América da Depressão. Um terceiro elemento, o seu benfeitor Oliver Warbucks, serviu como um exemplo na América no seu pior período. Talvez porque os povos nos períodos difíceis de guerra e de dificuldades económicas precisem mais de se divertir, este trio, e consequentemente o seu criador, foram um caso de sucesso nos anos 30-40. Para além da publicação em vários jornais saíram imensos livros de que mostro alguns exemplos.
Com a facilidade que os americanos têm de criar heróis, adicionaram ao herói de então, o «Superhomem», esta gentil menina. Associada a ela existe toda uma memorabilia que passa por canecas, copos, pratos, etc.
No dia 13 de Maio de 2010 o jornal noticiava que no dia seguinte a Annie já não apareceria. Novos heróis, agora vindos do mundo dos computadores, tinham vencido esta heroína, após 86 anos de aventuras.
Pelos vistos ainda anda por aí.

Sem comentários: