quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um papel de gelado Mayflower

Um dos meus gostos é descobrir o rasto de velhos papéis. Este foi um desafio difícil sobre o qual consegui pouca informação.
Trata-se de um invólucro em papel de um gelado americano, que se encontrava por mero acaso no meio do espólio de portugueses que viveram nos Estados Unidos nos anos 30. Regressados a Portugal trouxeram os seus haveres que consideravam importantes mas, perdido entre estes, estava este insignificante papel.
O gelado foi produzido pela empresa Mayflower Ice Cream Company, situada no lado oeste da Avenida Vernon, perto da Avenida 43, em Long Island, Queens.

No início do século XIX, nos Estados Unidos, o leite começou a ser produzido em destilarias que aproveitavam os excedentes da produção do whisky para alimentar as vacas. Este leite tinha uma qualidade deficiente e esteve na origem de surtos infecciosos dos que se atreviam a bebê-lo. Apenas em 1895 as máquinas industriais para pausteurizar o leite foram introduzidas nos Estados Unidos, obviando a muitos destes problemas.

Após a Grande Depressão o presidente Roosevelt implementou vários projectos de desenvolvimento entre os quais, um destinado a empregar artistas, o Works Progress Administration (WPA), que teve início em 1935. Estes foram utilizados em várias campanhas publicitárias como as que se destinavam a fomentar o consumo do leite e de que este poster é um exemplo.
Nessa época o fornecimento de leite, manteiga e gelados, isto é de lacticínios,  a Nova Iorque era feito por leitarias locais, entretanto desaparecidas. De entre as mais conhecidas salientava-se a R. H. Renken Dairy, a Sheffield Farms e a Mayflower Ice Cream Company.
Esta última ainda existia em 1945, ano em que publicou um anúncio no jornal Long Island Star Journal de 4 de Agosto, pedindo raparigas, mesmo sem experiência para trabalhar na fábrica, com um horário de 40 horas semanais.
O edifício persiste ainda hoje e este pequeno papel de gelado também.
PS. Dedico este poste ao meu mais fiel leitor, um desconhecido residente nos USA, em Mountain View, California.

Sem comentários: