sábado, 3 de setembro de 2011

Objecto Mistério Nº 26. Resposta: Tesoura para cortar ovos quentes

O último objecto mistério apresentado corresponde a uma tesoura para cortar ovos quentes.

Apertando as suas “orelhas” surgem uns dentes que permitem cortar a parte de cima do ovo, tornando o corte da casca mais regular. Torna-se assim mais fácil chegar à gema e misturar a gema com a clara.

Quem não tem este objecto corta a parte de cima do ovo com uma faca, que depois roda. O resultado é o mesmo, mas a casca restante fica sempre mais irregular.

Não se pode dizer que os portugueses tenham muito o hábito de comer ovos quentes. São poucos os que o fazem, ao contrário dos franceses e ingleses.
Contudo, existem em Portugal vários modelos de oveiros, em cerâmica e porcelana, que mostram que tiveram algum uso em Portugal.
A mim os ovos quentes lembram-se sempre pequenos almoços de Domingo. É verdade que também eu me tenho esquecido deles, mas houve tempos em que cheguei mesmo a fazer uma pequena carapuça para tapar os ovos quentes no Inverno. Era uma época em que os dias eram maiores e o tempo passava mais devagar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá boa tarde !!
Gostaria de saber onde encontro no Rj ou loja virtual esse cortador de ovos quentes !!
Me chamo Patrick Souza e moro no Rio de Janeiro se puder me ajudar agradeço ! Telefone : 21997-339791 e-mail :
prof-patrick@hotmail.com

Ana Marques Pereira disse...

Patrick Sousa,
Estes objectos eram frequentes nos anos 60. Agora não sei se ainda são fabricados. Tem que procurar num loja de utilidades domésticas. Boa sorte.