sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Gaticanea ou cruelissima guerra entre os cães e os gatos

No seguimento do post «Barafunda na cozinha» encontrei mais dois postais sobre o tema.

No primeiro, a mãe gata é interrompida na sua função de lavagem da louça, por um dos filhos que, ao atirar-se a um alguidar com leite, faz cair toda a louça do armário.
Bem pode a filha mais velha tentar equilibrar o armário, mas a queda da louça é já inevitável. A outra filha que ajuda a limpar a louça fica perplexa e deixa cair um jarro de louça vermelho com pintas brancas.

Este outro episódio da barafunda na cozinha fez-me lembrar o livro Gaticanea ou cruelíssima guerra entre os cães e os gatos, da autoria de João Jorge Carvalho e publicado em 1781.
Introduzido aqui para dar um ar de seriedade a este post, forçosamente infantil como eu gosto, conta a luta entre cães e gatos que tem lugar frente ao terreiro do Palácio de Mafra e estende-se para a cozinha, representada numa bela gravura. No livro o tema dos gatos e cães foi usado como alegoria sobre as intrigas na corte.

Para finalizar, um segundo postal mostra uma serena refeição com cães e gatos. À volta da mesa, bem direitinhos nas suas cadeiras, nada faz prever o que se passou na cozinha.
Uma história com final feliz, que nos faz falta no tempo presente.

3 comentários:

ruizito disse...

Boa noite.

Gostaria muito de entrar em contacto consigo para partilhar algumas informações...
Muito obrigado.

Fico a aguardar um email seu: ruizito.rodrigues@gmail.com

Obrigado pela atenção...

Jorge Silva disse...

Este Gaticanea é um dos pedacinhos mais saborosos da história da ilustração portuguesa. O Almanaque Silva, entretido com o século XX, vai ter de plagiar o tema um dia destes. Bela garfada.

Jorge Silva

Ana Marques Pereira disse...

Jorge Silva,
Não plagia nada. Sempre achei que se pode tratar o mesmo tema de cem maneiras diferentes.Nunca percebi os pruridos das pessoas quando se toca num assunto que acham que é seu.
Fico a aguardar a sua abordagem. De certeza que vai ser muito interessante e totalmente diferente.
Um abraço