sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Bebé Nestlé

A farinha Nestlé para bebés foi durante muitos anos um produto farmacêutico vendido exclusivamente em farmácias.
Isso deveu-se a ter sido criada por um farmacêutico, Henri Nestlé. De origem alemã, foi na Suíça, para onde foi viver que decidiu criar uma fórmula à base de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar destinada a alimentar crianças mal nutridas.
Estava-se no ano de 1867, numa época em que existia uma grande mortalidade infantil e em que a alimentação das crianças era uma preocupação social.
Em Vevey, onde então vivia, experimentou a sua fórmula num filho de um vizinho, um bebé prematuro, intolerante ao leite materno. Ao contrário do esperado, o bebé sobreviveu.
Confirmava-se assim a importância de um produto a que o seu criador iria dar o seu nome: a Farinha Láctea Nestlé.
Na sua publicidade, inevitavelmente, surgiam bebés ou crianças, de aspecto saudável. Já em 1897 Alfonse Mucha, o conhecido desenhador de cartazes Arte Nova havia representado uma mãe e um filho para a publicidade da Nestlé.
Em Portugal, foi frequente a publicidade em revistas em especial na primeira metade do século XX. A expressão «Bébé Nestlé» ficou na linguagem corrente para referir uma pessoa com ar saudável e rechonchudo.

Hoje apresentamos a imagem do verdadeiro bebé Nestlé da farmácias.
O primeiro em louça deve datar dos anos 40 e fotografámo-lo na Farmácia Faria, na Figueira da Foz.
O segundo, é em material plástico e foi-me enviada a fotografia pela minha amiga Isabel Almasqué, como sendo um bebé Nestlé. Deve datar dos anos 50 e foi usado na montra de uma farmácia, para fazer publicidade à farinha Nestlé, juntamente com o produto.
Hoje apresento-lhe os dois meninos, mas prometo voltar a este tema.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois, o bébé Nestlé dos anos 50 tem um ar mesmo germânico. Se calhar as mães portuguesas pensavam que se dessem muita farinha Nestlé aos seus bébés, eles ficariam loiros de olhos azuis. O que é certo é que o" Joãozinho da Néstlé", como é conhecido cá em casa, já foi o encanto de três gerações de meninas da minha família. Só tinha como rival a célebre boneca espanhola Mariquita Perez. Agora tem tido menos sucesso. Foi ultrapassado pela Supermulher e pelo Nenuco. É a vida!
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Isabel Kiki,
É engraçado dizeres isso, porque o bebé Nestlé da Figueira também é carinhosamente chamado Joãosinho.
Bj

Anónimo disse...

Mas que curioso. Será que era o nome que lhe davam nas farmácias? Pelo menos na minha família não há nenhum João que pudesse estar na origem do nome dado ao boneco. Provavelmente já veio baptizado da farmácia.
Isabel Kiki