sábado, 2 de julho de 2011

Bernardo Marques e a publicidade a bolachas



Da extensa obra de Bernardes Marques (1898-1962), interessa-nos hoje falar na sua actividade no campo publicitário.
Com um sentido de humor que se revelou logo em 1920, quando expôs no 3º Salão dos Humoristas, iria participar como ilustrador em várias revistas. Publicando inicialmente na revista ABC e na Ilustração Portuguesa e mais tarde na revista Panorama, para mencionar apenas as mais conhecidas, deixou-nos uma representação mordaz da sociedade, em que ridicularizava alguns ambientes. A modernidade feminina, manifestada através de novas modas e tipos de vida, foi também alvo dos seus desenhos.
No campo publicitário salientamos a sua colaboração para a publicidade de bolachas.

A primeira imagem apresentada corresponde a uma gravura que comprei há alguns anos. É o produto acabado de uma maqueta para as «Bolachas Nacional», que pertence à colecção de Maria Elisa Marques e esteve exposta em 1999, na exposição «Bernardo Marques. Obra Gráfica».
Bernardo Marques desenhou também uma maqueta para publicidade para as “Bolachas Maria” da Triunfo, um guache que também faz parte da colecção referida. Provavelmente posterior, uma vez que a fábrica era também mais recente, apresenta nos seus desenhos as características nacionalistas que o artista iria desenvolver na sua obra para o Secretariado de Propaganda Nacional (SPN), mais tarde designado por SNI, na sua colaboração com António Ferro.

Nos cantos da gravura podem observar-se algumas figuras femininas que mais tarde vão ilustrar, como figuras regionais, os folhetos e ilustrações turísticas, desde o final década de trinta até à década de 50.

2 comentários:

Ana Maria Job disse...

Acho tão fantástico teu trabalho Ana.Sou tua fâ.Apesar te me comunicar tão pouco.Estou montando meu blogger.Te aviso assim que estiver concluído.Abraço.

Ana Marques Pereira disse...

Obrigado Ana Job. Fico a aguardar.
Umabraço