terça-feira, 28 de junho de 2011

Alfacinhas. Um convite para lisboetas e não só

Alfacinhas é o nome da primeira exposição do Centro de Artes Culinárias que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a associação «As Idades dos sabores», de que eu faço parte.
A CML disponibilizou o espaço do Mercado de Santa Clara à Associação para aí funcionar o centro de Artes Culinárias.
O espaço destina-se a reunir o espólio da associação e a funcionar como pólo de dinamismo e exposição de objectos e temas ligados á Gastronomia.
A primeira exposição inaugura hoje às 21 horas, no Mercado de Santa Clara, mesmo no coração da Feira da Ladra, em Lisboa.
O tema Alfacinhas, foi escolhido por se aplicar aos lisboetas, grandes apreciadores de alface, cultivadas pelos mouros nas hortas limítrofes da cidade. Segue-se um baile e cocktail de alfaces.
Nos dias 29, 30 de de Junho e 1 de Julho, a partir das 14 horas há vários workshops para crianças onde serão criadas alfaces, um outro de culinária com receitas de molhos de alfaces, também para crianças, outro de escrita criativa para crianças, etc.
Ao fim tarde e à noite o programa para adultos inclui um show cooking com cozinheiros e convidados, e um período com contadores de história, investigadores de gastronomia e hortelãos.
A iniciativa termina no dia 1 de Julho com um banquete de alfaces das 20 às 23 horas, com receitas confeccionadas na hora e que se destina a quem quiser ir, embora limitado ao espaço e a inscrições prévias.

Pode ainda inscrever-se em alfacealfacinhas@gmail.com.

Considerem-se convidados.

Sem comentários: