sábado, 9 de outubro de 2010

Silampos. Publicidade para a mãe, para a filha e para toda a família

A fábrica Silampos foi fundada em 1951 em Cesar, no concelho de Oliveira de Azeméis. A marca foi criada pela firma Silva & Campos, o que explica a presença de um brasão em que numa das partes surge um S e um C, enquanto na outra se podia observar a imagem de uma fábrica, acastelada, com uma grande chaminé central. Esse símbolo surgia nas primeiras panelas de pressão que começaram a ser fabricadas em Portugal, a partir de 1960.
A publicidade a estas panelas foi buscar a história infantil da “Carochinha e do João Ratão” que foi um sucesso na época e que ficou no ouvido de todos. As campanhas publicitárias divulgaram na televisão a mencionada história e a oferta de pequenas panelas a crianças, iguais às das mães, ajudaram a cimentar o uso de panelas Silampos.
O livro de instruções que acompanhava a panela, e que se manteve pela década de 70, mostrava o casal Carochinha-João Ratão felizes com a sua panela Silampos, tal como a moderna dona-de-casa, mimetizada em carochinha, com longas sobrancelhas. A partir dos anos 90 a empresa investiu num programa de tecnologia que lhe permitiu criar um novo tipo de utensílios com fundo térmico (impact disk) seguido, em 2005, por um novo sitema (multidisk) em que o calor se difunde por toda a superfície do utensílio.
A internacionalização da empresa teve lugar a partir de 2000. Uma das parcerias com a empresa inglesa Gavin Thomson Design permitiu-lhes a criação de uma linha a Eazistore, em que é possível encaixar as várias panelas umas nas outras, facilitando a arrumação, uma espécie de “matrioskas” da cozinha. Esta solução inteligente levou à obtenção de um prémio "Technology Innovation Ward“ do jornal Wall Street, em 2010.
Neste época de desaires empresariais a Silampos conta-nos uma história de sucesso, com um fim feliz, tal como a história da linda Carochinha e do João Ratão, de que deixo o anúncio televisivo para recordar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico post.
Uma certa pureza inicial deste universo Silampos, que deixou saudades e que sabe bem recordar por quem lá deixou 14 anos de vida - os primeiros anos profissionais, e anos que ainda era de adolescência e juventude - e que ali mantém amigos, familiares, e muitos conhecidos.

(JCS)

Ana Marques Pereira disse...

JCS,
Fico feliz por lhe trazer boas recordações do seu antigo trabalho.
Obrigado pelas suas palavras.