domingo, 26 de setembro de 2010

Cromos de Caramelos e Fábricas de Caramelos

Falo hoje nos cromos de caramelo.
Chamam-se cromos de caramelo àqueles que eram utilizados para envolver os caramelos. Serviam ao mesmo tempo de protecção e de objecto de coleccionismo, fazendo com que as vendas aumentassem, por qualquer uma das vias. Quando as cadernetas ficavam completas eram apresentadas aos fabricantes, o que permitia receber um ou mais brindes à escolha. Noutros casos as cadernetas eram numeradas ficando o seu possuidor habilitado a um brinde mais valioso.
A grande maioria dos cromos de caramelo eram cromos de futebol, que provocavam um entusiasmo enorme no sexo masculino, mas outras apresentavam outros temas, como por exemplo uniformes militares, ciclismo, ou no caso das agora apresentadas, e que me levaram a escrever este poste, aves e artistas de cinema.
Desaparecidos naturalmente os caramelos, que segundo algumas versões não apresentavam a melhor das qualidades, ficaram os cromos. Mas para o tema deste blog aquilo que interessa são as confeitarias e fábricas de caramelos que os produziram. Com enorme surpresa descobri vários blog em que este tema foi falado e de que me servi para obter algumas informações. Na Santa Nostalgia é feita uma introdução à divulgação dos cromos de caramelos em Portugal.

O autor do blog Cromos-de-Caramelo, desde 2008 sem actualizações, refere que as primeiras fábricas de caramelos surgiram no Montijo, nos anos 20. Uma dessas fábricas foi “ A Trinfadora do Montijo” fábrica de confeitaria de Nunes & Brito Cª, que se situava na Rua França Borges e produzia caramelos de fruta. Também se situava no Montijo a “Fábrica de Rebuçados Joneca, Ldª”, na Rua Agostinho Fortes, bem como a “Fábrica Montijense”.
No Porto existiu a “Fábrica de Rebuçados Victoria”e em Vila Nova de Gaia a "Fábrica de Chocolates Celeste", situada na Rua da Rasa. Na Amadora referimos os “Divertimentos Nelito” que também vendia cromos de caramelo e a “Carsel”, no Rossio ao Sul do Tejo .
A grande maioria situavam-se contudo em Lisboa como a “Fábrica de Confeitaria de Produtos Altesa”, na Rua Tenente Raul Cascais, nº 13; a “Confeitaria Universo” que deu origem à “Confeitaria Universal” de António E. Brito, situada na Rua da Alegria, 22; “A Francesa” na Travessa de Santo António a Santos, nº3; a “ Fábrica Águia”, com depósito geral na Rua da Madalena, 32; A “Fábrica Brazileira” na Rua da Cruz da Carreira, 13; a “Confeitaria Alex”, situada na Rua da Alegria, 126; António Gomes da Silva, na Calçada do Tojal, lote 2. Ficam por falar muitas outra, cuja localização não detectei, como a de “Rebuçados Cotovia” ou a “Sociedade Lisbonense de Confeitarias”.
Por último, para quem se interessa por este assunto, pode sempre consultar a base de dados bibliográficos do Mistério Juvenil e ver todas as cadernetas de cromos publicadas em Portugal, para além das de caramelos.

7 comentários:

Ana Maria Job disse...

Ana !Me desculpa.Te enviei um recado, mas o coloquei na mensagem anterior por engano.Abraço.

Carlos Caria disse...

Ana,
Ainda me lembro do tempo em que o brinde dos caramelos com cromos de futebol, eram um brinde directo ou seja uma bola em couro, e era ver os miudos todos a tentar comprar os últimos caramelos para ter direito ao mais díficil que estava colado no fundo da lata bem como o direito o bola verdadeira.
Além dos cromos de futebol também havia os do ciclismo, e nós embrulhavamos os cromos em papel transparente dos cigarros, e com as caricas dos refrigerantes fazia verdadeiras corridas com pistas com rectas,curvas e montanhas improvisadas nas praias.
No fundo criavamos os nosos próprios brinquedos.

Ana Marques Pereira disse...

Ana Job,
Vou-te responder hoje.
Bj

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Pessoalmente não me lembro destes caramelos, provavelmente porque na sua maioria eram de futebol. Mas recordo-me de inventar os brinquedos para brincar, como a minha mãe me ensinou.
Veja o próximo post e ficará surpreendido.

Carlos Caria disse...

Ana,
Mais uma achega, os caramelos indicados nos pacotes não eram própriamente de frutas, pois mais pareciam farinha com açucar, que os tempos- finais dos anos 60 - não eram para riquezas.
Vou esperar o próximo post seguramente como espero todos os blogues que vou seguindo.

Vitor disse...

Já que não actualizo o meu blog há tanto tempo, aqui vão as minhas felicitações pela sua iniciativa neste post. E já agora uma correcção/ esclarecimento: os cromos não serviam para proteger os rebuçados; de facto havia um invólucro que embrulhava rebuçado e cromo. Um dia destes coloco uma imagem desses invólucros, obviamente raríssimos hoje, pois iam para o lixo directamente !

Ana Marques Pereira disse...

Vitor,
Penso que viu o post seguinte em que mostro o papel exterior do cromo. Quanto ao interior nunca vi nenhum.
Fico à espera das suas notícias e não deixe de actualizar o seu blog, que é muito interessante e que mostra que é um coleccionador com cgrande onhecimento sobre o assunto.
Cumprimentos