domingo, 15 de agosto de 2010

Pessegada, uma salada da região saloia

Almocei há pouco tempo num restaurante da zona de Loures e comi à sobremesa pessegada, que achei muito boa. Resolvi agora fazê-la em casa e como me agradou o resultado, não posso deixar de falar nela.

A pessegada é uma salada fria de pêssego, muito fácil de fazer e extrememente agradável nesta época quente.

Para a fazer cortam-se os pêssegos em quadradinhos, polvillham-se com açúcar e canela e regam-se com vinho branco. Deve fazer-se a salada com antecedência para os pessêgos marinarem no vinho tempo suficente. Pôe-se a salada no frigorífico e serve-se bem fresca. Nada mais fácil e agradável. Se gostar pode pôr um raminho de hortelã, mas não faz parte da receita.
O meu amigo Zé Rosa, que é daquela região, disse-me que a mãe dele fazia esta salada com pêssegos rosa e com vinho tinto. Mas este hábito do vinho tinto perdeu-se e hoje faz-se com vinho branco.
Apesar de ser tradicional naquela região não encontrei referência a esta receita.
Quando se fala em pessegada entende-se o doce feito com pêssego que, à semelhança da marmelada, fica com um aspecto sólido. Corresponde ao que os ingleses chamam “curd”, palavra de tradução exacta difícil (pasta?).
No “Livro de Cozinha” da Infanta D. Maria, neta do rei de D. Manuel I, com receitas do século XV, aparece já a receita da pessegada. É um doce cozinhado, semelhante à marmelada, em que aos pêssegos se adiciona marmelo e assúcar fazendo uma pasta. É portanto uma conserva de fruta.
Os brasileiros têm também essa tradição na sua doçaria. E tal como fazem goiabada, fazem perada, e pessegada, o que penso ser uma herança portuguesa.

O Oleboma no livro «Culinária» tem uma receita semelhante em que usa vinho do Porto, mas isso torna a salada muito semelhante às de outros frutos e faz-lhe perder a frescura transmitida pelo vinho branco.

Esta é, portanto, uma outra «pessegada».
Experimentem. Vão gostar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Ana. Fico sempre fascinada com as receitas e os temas apresentados.Este comentário não tem a ver com esta receita, mas fez-me lembrar os SAMOS de bacalhau da F. da FOZ. Lá chamavam-lhe sams. Li que no próximo fim de semana vai realizar-se no Mercado da Ribeira O 1º Festival das Confrarias Gastronómicas e uma das iguarias é precisamente Feijoada de Samos. fui investigar e encontrei uma receita com enchidos de Quiaos em http://www.cevadas.com/clube_pdf.php?rec=33
Beijos e bom almoço hoje com o Zé Rosa.
Ermelinda Dias