sábado, 9 de janeiro de 2010

Leque Publicitário ao Nescao

O Nescau, um achocolatado de origem brasileira, nasceu com o nome de Nescao. Produzido a partir de 1932, começou a ser vendido em embalagens amarelas e, em data que não consegui determinar, mudou o nome e a aparência da embalagem (ver evolução da embalagem em o Mundo das Marcas).

Este achocolatado foi comercializado em Portugal pela Sociedade de Produtos Lácteos, que comercializava os produtos Nestlé.
A Sociedade de Produtos Lácteos nasceu em Avanca em 1923, tendo como principal sócio o Prof. Egas Moniz, que fundou a primeira fábrica portuguesa de leite em pó, preocupado com a mortalidade infantil.
Mais tarde colaborou com ele o veterinário António Godinho Madureira. Dessa colaboração nasceu uma vacaria modelo, na Quinta do Marinheiro, propriedade de Egas Moniz, para a criação de touros holandeses destinados ao cruzamento com vacas taurinas, de forma a aumentar a produção de leite.

Em 1933 a Sociedade de Produtos Lácteos obteve a exclusividade para a produção e venda em Portugal dos produtos Nestlé. Em 1973 a Sociedade de Productos Lácteos passou a designar-se Nestlé Produtos Alimentares, SARL.

Estes dados fazem-nos situar o leque publicitário ao Nescao nos anos 40-50.
O Nescau nunca teve uma publicidade tão agressiva como o seu concorrente Toddy, razão porque esteve sempre abaixo nas vendas.
Este leque publicitário em que se salienta a possibilidade de utilização do achocolatado, tanto como bebida fria como quente e destinado a todas as idades (crianças, adolescentes, adultos, convalescentes e desportistas), pretendia abrir o «leque» alvo de consumo.
Muito apropriado.

Sem comentários: