segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ovas de Sardinha. O Caviar Português

No sábado passado entrei numa mercearia frente ao mercado da Ribeira para comprar conservas. Escolhi diferentes variedades em que se incluíam anchovas, atum e ovas de sardinha.
A conta elevada surpreendeu-me. Ao comentar o preço com o empregado da loja ele elucidou-me: «O que pesa na conta são as ovas de sardinha. São consideradas o caviar português».
Sou uma grande apreciadora de ovas cozinhadas de todas as maneiras: cozidas, fritas, grelhadas, em caril, etc., mas confesso que nunca tinha experimentado ovas de sardinha em conserva.

À venda existiam também ovas de cavala, mais baratas. Tanto umas como as outras podem ser adquiridas em azeite ou em óleo, sendo a primeira opção evidentemente mais cara.
Alguns cozinheiros, neste momento, estão a incluí-las nas ementas como entrada, transformando-as num produto gourmet.
Fui depois informar-me sobre os preços de mercado e constatei que o preço das embalagens de ovas de sardinha (120 g), de várias marcas, varia entre 12 e 17 euros.
Compreendi então porque lhe chamam o «caviar português».

11 comentários:

Anónimo disse...

E já experimentou ou não? Que tal?

Esse produto confesso que dispenso, mas as embalagens são bonitas...

rita

Ana Marques Pereira disse...

Rita,
Confesso que tentei contornar essa questão. Ia comer as ovas antes de almoço, de modo informal. Quando descobri o preço achei que mereciam uma outra ocasião com mais calma, para saborear. Depois dou a minha opinião.

A.Teixeira disse...

Fico à espera dessa opinião...

Cajó disse...

Prometo que da proxima vez que for à Baixa vou comprar para provar.

Anónimo disse...

Experimentem que vale a pena!
Como o preço é quase proibitivo raramente lhe meto o dente!

Francisco da Ponte

Ana Marques Pereira disse...

Francisco da Ponte,
Passado todo este tempo já estou em condições de dizer que realmente é uma experiência muito agradável e recomendável. O único senão é realmente o preço.

Anónimo disse...

Boas,

Se nunca comeram, digo vos que é de chorar por mais, é simplesmente divinal as ovas de sardinha.

Como o preço da lata é o que se vê, têm sempre a opção de quando comerem sardinhas, retirarem primeiro as ovas e então fazerem o petisco. ;)

grande abraço

Ass: Pedro Peniche

Ana Marques Pereira disse...

Pedro Peniche,
Essa é uma boa sugestão, mas infelizmente menos prática.
Um abraço

José disse...

Meus caros, eu pertenço á velha guarda, quando se podia comer disto sem dramas de maior. E sem arruinar o orçamento mensal, claro! Mas isso era dantes...
Hoje mesmo passei pelos Supermercados Japão, onde encontrei de novo ovas de sardinha em azeite. "Que achado, que saudades, vá para o cesto" - 4 latas...
Pois é. O pior foi quando cheguei à caixa. Imprevistamente, não tinha visto o preço. Que era de 19,99 (preço de marketanga) por UNIDADE. Glup (engolir em seco). E paguei. Paciência, que é para a próxima não ser totó.

Tenho-as agora na despensa, num pequeno altar (qual é o santo ligado à gastronomia?), onde reinam senhoras e donas do recinto.

Ah, e já dei uma pequena volta pela net (foi como encontrei este site), onde achei outra marca com latas de ovas de sardinha de 120 gr a 29,60 €.

Ah, o que nós economizaríamos se fôssemos um país com linha de costa extensa e hábitos de pesca...

Abraço e boas degustações.

P.S. - Agora, que o sabor vale, a pena, lá isso vale, sem dúvida alguma. O pior é o resto...

José disse...

Continuação: Mas, a este preço, acho que vou descobrir um adágio antigo que diz: "ovas de sardinha fazem mal à barriguinha (ou será à algibeirinha?)", e não comer mais.

Se é verdade que as ovas são o caviar português, por alguma coisa Johannes Simel diz que "nem só de caviar vive o homem!". Com muita razão. Será que veio cá a Portugal?!

Ana Marques Pereira disse...

José,
Desejo-lhe um bom momento de degustação que, pelas razões óbvias, tem que ser pensado. Cumprimentos.