segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Objecto Mistério Nº 11 - Resposta: Prensa para frutos

A resposta correcta para este objecto mistério é prensa para frutos e desta vez houve respostas certas ou muito aproximadas.
E digo aproximadas porque não se destinavam a qualquer tipo de fruta mas sim a objectos em baga como as uvas ou, em países como a França, as groselhas ou outros semelhantes.
Estes objectos podem ser em madeira ou em metal e são formados por um receptáculo fixo metálico, de secção circular ou quadrada, de paredes perfuradas, onde penetra um pilão accionado por uma manivela.
O sumo é recolhido numa base fixa, que tem um bico para drenagem.
Existem também pequenas prensas para mel e para queijo que se podem confundir com estas*.

Este outro exemplar de prensa para fruta, que apresentamos, tem uma base diferente amovível. Falta-lhe o copo perfurado para receber os frutos. A sua função mais habitual em Portugal era para fazer sumo de uvas para beber. É possível que também fosse usado para recolher o sumo de uvas, o mosto, para fazer jeropiga, uma vez que esta é feita com a adição de mosto com aguardente, em proporções variáveis. No entanto a pequena capacidade do copo perfurado tornam-no pouco prático para esse fim, mesmo para
pequenas produções caseiras.
*Bibliografia: Objets Civils Domestiques, Paris, 1984.

4 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Esta metia-se p'os olhos dentro, querida Ana...
agora apresenta lá uma 'à maneira antiga'.

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Finalmente aproximei-me. Mas, como diz o pirata-vermelho, se calhar foi fácil...

Ana Marques Pereira disse...

Não concordo pirata vermelho. Estás enganado porque há vários tipos destas prensas. Não vou cansar as pessoas com o tema, mas mais tarde apresentarei outra para tu responderes.
Se era tão fácil porque não deste a resposta?

-pirata-vermelho- disse...

Andava extraviado, desculpa!