segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Objecto Mistério Nº 9 - Resposta: Triturador de gelo

O Objecto Mistério apresentado é um triturador de gelo manual.
É o Modelo CUBY da Westmark.

A caixa mostra numa das faces a forma como esmagar o gelo e na outra, como é possível, desarticulando a peça dentada, deitar directamente num copo de refresco o gelo em pedaços.
Numa das extremidades da caixa pode ler-se em alemão o correspondente a «Hand Ice Crusher» por WESTMARK 1964. No interior de uma das pegas pode ler-se Westmark Cuby na outra Germany.
A empresa Westmark foi fundada em 1923 por Karl-Walter Schulte, em Herscheid. Nos primeiros anos a companhia fabricou panelas, talheres e outros utensílios para o equipamento de cozinhas, feitos de alumínio. São sobretudo famosos os inovadores utensílios fabricados no final dos anos 40 e início dos anos 50.
Em 2002 a empresa fundiu-se com a Famos, ficando a chamar-se "Famos-Westmark GmbH” sendo então propriedade de Christian Deimel. Esta empresa havia sido fundada em 1958 por Hubert Famos Deimel e produzia igualmente utensílios domésticos. De entre estes o mais famoso foi o descascador "Wonderful".
Desde então um grande número de utensílios domésticos têm sido fabricado sob o nome “Westwmark” que, em grande parte, são versões modernizadas dos anteriormente produzidos pelas duas empresas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ahhh a dica era o "frio, frio"....
Para a próxima farei melhor.
Rita

T disse...

Nunca ia chegar lá:)

Ana Marques Pereira disse...

Eu avisei que não era fácil.

Anónimo disse...

Next!

rita

Anónimo disse...

Bem, tenho um reparo a fazer: é que a foto da AMP não mostra exactamente os detalhes do objecto. Não se percebe que uma das peças tem aquelas saliências digitais ou cónicas. Na foto parece (ou, pelo menos, a a mim pareceu-me) tudo escavado e nada de saliências. Ou será que eu estou com problemas oftalmológicos? Bem, de qualquer maneira, eu não descobria, mas para a próxima, cuidadinho com o ângulo das fotos.
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Em parte dou razão à Isabel Kiki. A fotografia não ficou grande coisa. Mas uma oftalmologista tinha obrigação de ter melhor «olho». Na realidade o blogspot tem um problema que só agora detectei: apenas a 1º foto pode ser ampliada.
Prometo fazer melhor.