domingo, 2 de agosto de 2009

A Bolacha Francesa

O meu bolo de pastelaria preferido é a Bolacha Francesa. Encontra-se em muito poucas pastelarias e, de longe, o melhor é o da Confeitaria Cister.
A pastelaria Cister mudou a decoração, modernizou-se de uma forma discreta, mas mantém alguns dos mimos a que estávamos habituados, para além das ditas bolachas. Refiro-me à geleia e à marmelada que continuam a vender e que tem que ser comprada na época porque esgota. Infelizmente ficou um pouco arredada do meu caminho e é difícil estacionar no local. Mas sempre que posso dou lá um salto para comprar uns exemplares. Havia um outro local em que as referidas bolachas eram óptimas. Apenas quem teve a felicidade de o conhecer pode avaliar como Lisboa ficou mais pobre com o seu fim. Era a «Salão de Chá Imperium» e ficava nas Escadinhas de Santa Justa. Era um local requintado, espaçoso, onde se ia beber chá servido por empregados muito antigos, vestidos a rigor. Funcionava como ponto de encontro e descanso para as pessoas que iam fazer as suas compras à Baixa.
Lembro-me de um dia ter pedido as bolachas por «Olho de Boi», outro nome porque também são conhecidas, e de o empregado me olhar com ar reprovador e dizer que o seu nome era « Bolacha Francesa ou Bolacha Confiture».

Estas minhas recordações, perdidas no tempo, foram suscitadas por um desdobrável com uma pequena história em que vêm representadas as referidas bolachas francesas e que apresentarei no próximo post.


Para já deixo-os com a imagem das ditas bolachas e a recomendação para as experimentarem de preferência acompanhadas por um bom chá.

10 comentários:

A.Teixeira disse...

Estarei a candidatar-me a ser acusado de heterodoxia ao confessar que as prefiro a acompanhar um copo de leite frio?

Ana Marques Pereira disse...

Não. Tenho que confessar que tens bom gosto. Eu é que sou viciada no chá.

T disse...

Também sou adepta do chá. Sobretudo do Rooibos. Excelente recolha de imagens e texto, aliás como sempre.

Ana Marques Pereira disse...

Obrigada T pelas suas palavras. Desconheço o Rooibos, mas pelo que percebo é uma infusão de ervas e não um chá. Isto se quizermos ser puristas e usar a expressão chá apenas para a utilização da planta da Camellia sinensis. Já agora aconselho-a a experimentar o chá «Esprit de Noel» da Mariage Fréres. É um chá mais para Inverno, mas misturado com outros fica bem também no Verão.

-pirata-vermelho- disse...

Se estamos em alta de maníaco-clubista...

Oolong!

Ana Marques Pereira disse...

Na Covilhã, durante toda a minha infancia e adolescência, sempre ouvi falar que o melhor chá era feito com a mistura do Oolong com Pérola. Já se perderam essas manias.

-pirata-vermelho- disse...

Eu não...

Oolong ou nadas!

T disse...

Vou experimentar sim:) Obrigada.

Anónimo disse...

Essas bolachas,essas fotos,um cafeinómano pergunta(-se):compatíveis esta beberagem e o olho-de-boi?

Ana Marques Pereira disse...

As bolachas francesas, confiture ou olho de boi, ficam bem com qualquer uma das chamadas bebidas exóticas, como eram chamadas no século XVIII.