sábado, 1 de novembro de 2008

Janet Ross e as “ Folhas da nossa cozinha Toscana”


Passei hoje de manhã pela livraria do Bernardo Trindade. Olhei à volta e não vi nenhum livro que me interessasse. Ele disse-me: «Para si só tenho este livrinho de culinária». Olhei para ele com um ar de desinteresse. Chamava-se «Leaves from our Tuscan Kitchen».
Como era barato resolvi trazê-lo. Quando cheguei a casa fui registá-lo e folheei-o com mais atenção. Era um livro de receitas italianas de legumes, escrito por uma inglesa.

Resolvi investigar quem era a autora de nome Janet Ross e descobri que o livro tinha sido um sucesso em Inglaterra.
O que mais me agradou no livro não foram as receitas, que provavelmente nunca reproduzirei, mas a personalidade da autora. Nascida em 1842 é uma representante daquela geração inglesa que, no século XIX, deixou a ilha para ir para países como a India, o Egipto ou Itália. A sua vida justificou mesmo um livro, escrito por Sarah Benjamin, em 2006: Um castelo na Tuscania: a vida notável de Janet Ross, uma mulher à frente do seu tempo.

Descendente de família de escritores, com nomes e obras que nos são menos familiares, mas que activam os ouvidos dos ingleses, tornou-se ela própria numa escritora, com vários títulos publicados.
Janet Ross casou-se aos 18 anos com Henry Ross, numa altura em que vivia com a sua mãe, também escritora que publicaria «Cartas do Egipto». Por questões financeiras o casal parte para Itália em 1867. Em 1888 adquirem, perto de Florença uma villa chamada Poggio Gherardo, que seria um ponto de encontro de vários escritores e intelectuais. Por lá passaram nomes como Mark Twain e Henry James.
Conversadora inteligente, foi instigada pelos seus visitantes a transmitir a seu conhecimento de Itália aos leitores ingleses. Foi assim que surgiu a sua primeira obra «Esboços Italianos», a que se seguiu «Três gerações de Mulheres inglesas». Publicou também o livro «Palácios Florentinos e a sua história».
Foi também nesta linha que se justificou o aparecimento do livro «Folhas da nossa Cozinha Tuscana». Publicado pela primeira vez em 1899, teve várias reedições, sendo a minha já a nona, publicada em 1927 e que ainda hoje continua a ser publicado.


O desenho que antecede o frontispício, datado de 1895, mostra o cozinheiro de Poggio Gherardo, de nome Giuseppe Volti, verdadeiro autor das receitas e que as ditou a Janet Ross, como esta afirma no prefácio.
O livro, considerado um clássico da literatura inglesa de culinária, influenciou uma outra figura importante da culinária: Elizabeth David (1913-1992). Responsável pela divulgação de receitas francesas e italianas em Inglaterra, ela própria reconheceu a importância da sua predecessora. Autora de vários títulos de que os mais conhecidos foram: «Cozinha mediterrânica» em 1950, «Comida Italiana» em 1954 e «Uma omelete e um copo de vinho» em 1984, entre muitos outros.
Obrigado Bernardo, por me ter feito descobrir uma personalidade tão interessante como a de Janet Ross.

1 comentário:

-pirata-vermelho- disse...

A escrita tem mais graça que o escrito - só tu!...