quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Apresentação

Neste primeiro artigo é necessário que me apresente.
Os textos que vou apresentar, nesta fase inicial do blog, fazem parte das minhas publicações num jornal regional, os «Ecos da Marofa». Trata-se de um jornal da região de Figueira de Castelo Rodrigo. Não nasci nesta zona e só tardiamente a vim conhecer mais em pormenor. Sou vizinha, nasci na Beira Baixa e aí vivi a infância e a adolescência até à idade de vir estudar para Lisboa. Formei-me em Medicina e tirei a especialidade de Hematologia. Durante este percurso tive a oportunidade de conhecer um digno representante da zona, que é hoje um grande amigo meu, o Dr. Álvaro de Carvalho, natural de Mata de Lobos.
Foi na sua companhia e na do Dr. Vermelho Corral que tive a sorte de descobrir a região. Não podia ter melhores cicerones. Conhecedores, como poucos, dos recantos e características da Vila de Figueira de Castelo Rodrigo e das suas freguesias circundantes, guiaram-me na descoberta dos seus segredos.

Desde há vários anos que eu percorria o país na busca de cozinhas que mantivessem características regionais ou que se tivessem mantido preservadas. Esta zona do interior ficou quase para o fim da minha pesquisa. Mas não foram só as descobertas no local que me entusiasmaram. A forma hospitaleira como fui recebida e a facilidade de comunicação das pessoas que me foram apresentadas, para com alguém que acabavam de conhecer deixou-me surpreeendida. Estava ali pela primeira vez, mas sentia-me já da “casa”. Foi uma sensação agradável que me fez desejar voltar. Quando o Dr. Álvaro de Carvalho me pediu para colaborar no jornal acedi logo com gosto. Era uma forma de agradecer a boa recepção que tive no local e uma boa desculpa para aí voltar. A posteriori achei que valia a pena divulgar estes textos de forma mais global. Nada melhor que um blog.

Os meus interesses, fora da área da Medicina centram-se na área da Gastronomia. Um dia falaremos sobre a diferença entre culinária e gastronomia que, embora distintas, as pessoas confundem. Não é que não me interesse pela culinária. Foi por aí que eu comecei e a que dediquei muito entusiasmo. Mas com o tempo passei a interessar-me pela história da alimentação, pelos hábitos de mesa, pelos objectos, pelos alimentos e por fim, pelo local onde eles são confeccionados. Esta temática da alimentação é um poço sem fundo. Começamos a explorar e vamos descobrindo novos focos de interesse.

O primeiro livro que escrevi chamava-se “Mesa Real. Dinastia de Bragança”. Foi publicado em 2000. Quando esgotou fiquei contente, mas depois descobri que ninguém o conhecia e fiquei triste. É o problema dos autores. As alegrias e as tristezas andam sempre de mãos dadas.


Quando comecei a estudar as cozinhas tinha um projecto que abrangia todo o país e todo o tipo de habitações. Ficou pronto e chama-se ”Cozinhas. Espaço e Arquitectura”, tal como havia programado.
Acabou por sair mas apenas foca as cozinhas das casas senhoriais. As cozinhas de Escalhão, de Mata de Lobos, de Figueira de Castelo Rodrigo e todas as outras de Portugal que apresentam características populares sairão um dia.
Entretando neste espaço, se tiverem paciência para me ler, falarei de alguns aspectos que fui encontrando pelo país, não só em relação ao espaço mas aos objectos. Falaremos de alimentos e talvez até de receitas. Espero que seja um espaço apetitoso.
Até à próxima garfada.

4 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Que bonita apresentação!

Simples e directa; sincera e verdadeira.
Como tu...

Anónimo disse...

Gosto sempre de ver o teu trabalho'''

susana_milhomens@hotmail.com disse...

Olá Drª Adorei vê-la na sic , falou lindamente como sempre e muito humana .

sou a susana do pinhal novo que tive um linfoma, concertteza que se lembra de mim pois estive`na sua consulta ha pouco tempo mas graças a si e a deus ja estou curada,agora infelizmente tenho o meu pai com um cancro na pleura e o seu livro vai ajudar muito na sua alimentaçao. Espero que tenha muito sucesso com este livro e tenho a certeza que vai ajudar muitos doentes.bjs susana

Ana Marques Pereira disse...

Olá Susana,
Obrigado pelas tuas palavras reconfortantes.
Felizmente já não precisas deste livro.
Um grande Bj par ti.